Bichectomia
Informações Gerais
A bichectomia é um procedimento estético cirúrgico que tem como objetivo remover as pequenas bolsas de gorduras localizadas na região da bochecha, as glândulas de Bichat, o que deixa o rosto menos volumoso, mais fino e realça a maçã do rosto.
Indicações
A maioria das pessoas acredita que a bichectomia tem apenas finalidade estética. Contudo, sua principal indicação é funcional, em casos nos quais o indivíduo morde involuntariamente a parte interna das bochechas, provocando aftas constantes, machucados e sangramento.
Quando compromete a harmonia da face, ela também pode ser realizada, desde que com muita cautela, de modo que em longo prazo a pele não se torne flácida e envelheça precocemente.
Não há faixa etária ideal para operar, porém, é recomendado que o procedimento seja feito a partir dos 18 anos, quando o rosto já cresceu por completo.
A Cirurgia
A remoção total ou parcial das bolas de Bichat é feita com um pequeno corte interno, em ambos os lados do rosto. Após o término da cirurgia, que dura entre 30 minutos e uma hora, sutura-se os locais da incisão.
Os pontos são retirados após cerca de sete dias. Entretanto, se são absorvíveis, a remoção não é necessária. A principal vantagem do acesso a esse tecido adiposo ser pela parte de dentro da boca é que a cicatrização acontece de maneira mais rápida e não ficam marcas aparentes.
Informações Adicionais
Se desejar informações adicionais sobre esta cirurgia e outros aspectos relacionados entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
